ETF: o que é, como investir e melhores ETFs

ETF: o que é, como investir e melhores ETFs

Você está pensando em realizar algum investimento e não sabe qual é a melhor opção para você investir, saiba que hoje, apresentaremos para você, os ETFs, que são uma das melhores opções de investimentos da atualidade.

A seguir, você conhecerá como funciona e como investir em ETF, podendo ainda conferir quais são as vantagens oferecidas por este tipo de investimento, suas características e conhecer a lista de ETFs com os quais a bolsa de valores brasileira (B3) negocia.

Se você tem interesse nesse tipo de investimento e deseja saber mais sobre ele, não deixe de acompanhar esse conteúdo que preparamos especialmente para você e descobrir mais sobre o etf o que é e como fazer para investir.

O que é ETF (Exchange Traded Fund)?

Os ETFs se tratam de fundos de investimentos. Nesse tipo de investimento, os investidores e reúnem e começam a investir de forma conjunta.

Esse tipo de investimento não é tão comum no nosso país e é por este motivo que muitas pessoas têm dúvidas em relação à como investir em ETF, onde outras também se perguntam sobre etf o que é. Sua fama no exterior é enorme e recentemente, vem ficando mais conhecido em nosso país.

Sendo assim, por meio dos ETFs, o dinheiro investido é somado, sendo realizadas aplicações nos mais diferentes ativos. Ou seja, você não terá que comprar, de forma individual, determinado ativo, pois você estará investindo em um conjunto deles.

Quais são os tipos de ETFs?

Existem 3 tipos diferentes de ETFs e, a seguir, você poderá conhecer cada um deles e descobrir qual é a melhor opção para investir, sabendo ainda, como investir em ETF:

ETFs de renda fixa

Primeiramente, vamos conhecer os ETFs de renda fixa. O principal intuito desse tipo de investimento é a análise das variações, ficando sempre de olho no rendimento dos índices de renda fia, como por exemplo, títulos privados ou públicos.

ETFs de renda variável

Além dos ETFs de renda fixa, podemos mencionar os ETFs de renda variável. Nesse caso, eles passam a ser conhecidos como ETF de Ações.

Por que? Porque se tratam de investimentos feitos em bolsas, feitas via ações correspondentes a um índice de referência. Com isso, devem ser reconhecidos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Um exemplo é o Ibovespa.

BOVA11

E além disso, podemos mencionar ainda o BOVA11. Também acompanhando o Ibovespa, esse tipo de investimento tem representação de 80% do valor total negociado.

Principais vantagens do investimento ETF

Entre as principais vantagens presentes nesse investimento, estão:

  • O fato de o seu dinheiro conseguir estar aplicado em ativos diversificados;
  • Através da plataforma Home Broker você tem liberdade de investir sem sair de casa e na hora que quiser;
  • Possibilidade de reaplicar o investimento e obter lucros maiores;
  • Liquidez de até 1 dia em investimentos de renda fixa, enquanto de renda variável a mesma será de 2 dias;
  • Entre outras.

Quais serão os custos para realizar esse tipo de investimento?

Antes da realização de qualquer tipo de investimento, é de extrema importância que você confira quais serão os custos que você terá.

Isso porque, se você gasta muito para realizar determinado investimento, isso significa que seus lucros não serão dos melhores. Sendo assim, uma boa dica para você, é que você opte sempre pelos investimentos que oferecem taxas menores, para que você consiga obter um maior rendimento. Em relação aos ETFs, é possível gastar pouco para investir. Logo, você pagará por taxas como:

  • Taxas de administração: Essa taxa de ETF costume ser bem menor que as taxas cobradas pelos fundos tradicionais, variando de acordo onde você irá investir;
  • Taxas de emolumentos: Que se trata de uma taxa cobrada pela B3 sempre que um operação acontece;
  • E as taxas de corretagem: Taxa que é cobrada de forma variada, de acordo com a instituição. Lembrando que algumas delas não realizam a cobrança da mesma.

Como faço para realizar o meu investimento em ETFs?

Se a sua dúvida principal aqui é: como investir em ETF, iremos te explicar isso agora mesmo! Para que você consiga realizar o seu investimento em ETF, você só precisa ter a sua conta em uma corretora de investimentos. Se você ainda não possui, realize a abertura da sua. Feito isso, faça uma busca por ETF.

Rate this post
Agencia WiseBits

Agencia WiseBits

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: