Como conseguir visto de trabalho nos EUA
Sem dúvida, os Estados Unidos são um dos países mais procurados por brasileiros para trabalhar, porém, é necessário atender a uma série de requisitos.
Ao contrário do que muitos pensam, não é possível trabalhar com o visto de turista, já que isso é considerado trabalho ilegal, e no caso de ser descoberto, além da pessoa ser deportada, fica impedida sua entrada no país por muitos anos.
Então, se você está considerando trabalhar nos EUA e quer saber como fazer isso do jeito certo, continue a leitura e confira!
Como conseguir visto de trabalho nos EUA?
Conseguir visto de trabalho nos EUA envolve um processo específico, com diferentes tipos de vistos disponíveis, dependendo do propósito da sua viagem e das suas qualificações.
Mas antes de mostrar os tipos de visto de trabalho mais comuns, saiba que muitos brasileiros optam por buscar um intercâmbio para os EUA antes de tentar um visto de trabalho.
Pois assim, é possível ir se familiarizando com o país, dominar o idioma e conhecer mais os hábitos, sendo uma oportunidade para ver se realmente você vai se adaptar.
Voltando à pergunta sobre como conseguir visto de trabalho nos EUA. Veja os tipos mais comuns:
Visto H-1B
Este é um visto temporário para trabalhadores especializados em áreas como tecnologia, engenharia, medicina e outras profissões que exigem formação acadêmica avançada.
Geralmente, é necessário ter uma oferta de emprego de uma empresa nos Estados Unidos para ser elegível. Nesse caso, a empresa empregadora solicita o visto em nome do trabalhador.
Este visto tem a validade de até três anos, mas o prazo pode ser estendido para no máximo seis anos.
Visto H2-A
Nesse caso, os trabalhadores são convidados para preencher vagas no setor agrícola, entretanto, é em caráter temporário.
É necessário que o empregador comprove a inexistência de mão de obra local qualificada.
Vale ressaltar também que é exigido que o trabalhador prove ter vínculos com o Brasil, com a real intenção de retornar ao país depois do fim do contrato.
Visto L-1
Este visto é para transferência de funcionários dentro de uma mesma empresa multinacional, do escritório no Brasil para o escritório nos EUA.
Existem duas categorias: L-1A para gestores e executivos e L-1B para funcionários com conhecimentos especializados.
Visto O
Já o visto O é para pessoas com habilidades extraordinárias nas áreas de ciências, educação, negócios, artes ou atletismo.
Para se tornar elegível, é necessário comprovar realizações significativas em sua área de atuação.
Visto E-2
Se você deseja investir em uma empresa nos EUA, pode ser elegível para o visto E-2.
Esse visto é concedido a cidadãos de países que têm um tratado de comércio e navegação com os EUA.
Visto EB-3
Caso exista uma oferta de emprego permanente nos Estados Unidos em um trabalho que não exija habilidades extraordinárias, mas que ainda demande qualificações específicas, o visto EB-3 pode ser uma opção.
Isso inclui trabalhadores qualificados, profissionais e trabalhadores não qualificados.
Visto J-1 (Programa de Intercâmbio)
Já falamos um pouco sobre isso, mas se você estiver participando de um programa de intercâmbio patrocinado pelo governo ou por uma instituição educacional, poderá solicitar um visto J-1.
Alguns desses programas podem incluir oportunidades de trabalho temporário.
Visto H-2B
Se você está interessado em trabalhos temporários não-agrícolas, como em setores de hospitalidade, construção ou turismo, o visto H-2B pode ser uma opção.
O processo para cada tipo de visto varia, mas geralmente envolve a obtenção de uma oferta de emprego de um empregador nos EUA, a apresentação de documentos de suporte e a solicitação do visto no Consulado ou Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Certifique-se de verificar os requisitos atuais e quaisquer mudanças nas políticas de imigração dos EUA, pois essas informações podem mudar ao longo do tempo.
A dica é buscar orientação legal ou consultar as informações fornecidas pelo Departamento de Estado dos EUA e pelo U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) para ter acesso a detalhes precisos sobre o processo de visto de trabalho específico que melhor se adequa à sua situação.
Para aumentar as chances de conseguir um emprego nos Estados Unidos, ter fluência em inglês e um currículo bem qualificado.
Conclusão
Lembrando que só é possível trabalhar nos EUA com visto de trabalho e passaporte válidos.
Mas como existem diferentes categorias de visto, é importante saber qual o visto de trabalho que você pretende solicitar.
Por fim, saiba que para requerer um visto pela primeira vez, é preciso agendar um atendimento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e uma entrevista junto à Embaixada Americana ou Consulado.