Como o excesso de anabolizantes pode afetar a sua saúde

Como o excesso de anabolizantes pode afetar a sua saúde

Por definição, anabolizantes são drogas sintéticas utilizadas para repor o hormônio testosterona, estimulando o crescimento de tecidos corporais a partir do crescimento das células. Por conta dos seus efeitos, o excesso de anabolizantes podem causar diversos problemas para a saúde das pessoas.

Por ser uma substância vendida em farmácias, é um item que pode ser utilizado para o bem, ou seja, em determinadas situações, ele pode ser recomendado.

Entretanto, muitas pessoas utilizam anabolizantes para aumentar sua massa muscular de forma mais rápida, o que pode ser bastante prejudicial, principalmente se utilizado em excesso e sem o devido acompanhamento.

O uso de anabolizantes é, inclusive, proibido em competições esportivas, das mais diversas categorias, justamente por ser uma substância que acelera o desenvolvimento e crescimento dos tecidos corporais, o que poderia dar uma vantagem injusta para alguns esportistas. 

Além disso, a proibição se dá por conta dos seus efeitos negativos à saúde.

Apesar disso, recorrentemente acontecem casos de doping no meio dos esportes justamente pelo uso de anabolizantes. 

Além de esportistas, pessoas que querem ficar com o corpo definido rapidamente podem desejar alcançar o objetivo rapidamente e acabam utilizando os anabolizantes de forma desenfreada, prejudicando consideravelmente o organismo. 

Por que pode ser prejudicial para a saúde?

Quem nunca ouviu a frase “tudo em excesso faz mal”? No caso dos anabolizantes não é diferente. 

Como foi citado, em algumas situações ele pode ser utilizado e ter alguns efeitos positivos, mas – geralmente – o uso foge do controle e é feito em excesso.

Como os anabolizantes funcionam como hormônios sintéticos, essencialmente a testosterona, ele pode afetar no controle da produção corporal desse hormônio.

Quando as pessoas injetam muito hormônio artificial em seus corpos, o próprio corpo reage de forma a transformar essa substância em estrogênio.

Nesse sentido, quando isso acontece, ele pode prejudicar a saúde das pessoas, principalmente dos homens. Conheça alguns dos principais efeitos negativos:

  • Surgimento de acnes;
  • Aumento da pressão sanguínea;
  • Redução dos testículos;
  • Disfunção erétil;
  • Diminuição da produção de esperma.

Uso de anabolizantes e a saúde bucal

Além de afetar a saúde física, o uso em excesso de anabolizantes pode ter consequências na saúde bucal das pessoas.Afinal, todo organismo está relacionado. 

Assim, quando o corpo está fisicamente ou mentalmente mal, é natural que outras partes do corpo, como a boca, sofram com doenças decorrentes desses problemas.

Entretanto, no caso específico do uso em excesso de anabolizantes, a interferência é direta. 

Podemos citar, por exemplo, pesquisas recentes, que apontam que o uso de anabolizantes podem aumentar a gengiva, causando sérias deficiências na boca e afetando diretamente a estruturação dos dentes.

Com esses problemas na estruturação da arcada dentária, muitas vezes é necessário a realização de tratamentos para corrigir, como a utilização de um aparelho dentário ou então um aparelho dental invisível.

É importante identificar que existe uma diferença entre esses dois tipos de aparelhos. 

O tradicional consiste nos modelos fixos e os móveis, muito utilizado para correções nos dentes desde a infância, principalmente em casos de dentes separados, bruxismo e outros problemas.

Enquanto isso, no segundo tipo de aparelho mencionado, o tratamento é um pouco diferente. 

Basicamente, o aparelho invisível também é móvel, mas possui uma aparência mais discreta. Além disso, diferentemente dos aparelhos móveis tradicionais, eles são posicionados por cima dos dentes, servindo como uma “capa”. 

Para a mesma situação, em que o uso de anabolizantes afetou a estrutura dos dentes, principalmente por conta do aumento da gengiva, existem ainda outros tratamentos que podem ser recomendados para recuperar a coloração, estética e até a resistência, como o uso de lente de contato dental.

Os anabolizantes também podem causar aumento mandibular e dores faciais bastante incômodas. Com isso, os cuidados com a higiene bucal podem ser prejudicados, pois as pessoas se sentem bastante desconfortáveis ao escovar os dentes e utilizar fio dental.

Dessa maneira, o sorriso, como a coloração dos dentes, pode ser prejudicada, sendo necessárias sessões de clareamento dental para retomar a coloração natural dos dentes.

Considerações finais

Por fim, em situações mais severas, em que os cuidados foram totalmente abandonados por conta da dor causada, ou então pelo fato de que o aumento mandibular e da gengiva prejudicou totalmente a estrutura dos dentes e eles foram perdidos, é preciso um tratamento de substituição.

Atualmente, o procedimento mais indicado para substituir dentes perdidos é o implante dentário, que consiste em estruturas metálicas posicionadas para dar sustentação para as próteses dentárias. 

Por conta desses problemas, tanto para a saúde corporal como dental, é importante ter cuidado ao utilizar os anabolizantes. 

Buscar outras formas de estimular o crescimento da massa corporal, praticar exercícios físicos, se alimentar corretamente e ter acompanhamento médico são recomendados. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Leia Também:

Como fica a cicatriz da mamoplastia redutora

Maria Vilich

Maria Vilich

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: