Empresa Lança Aquecedor a gás GLP – Confira Essa Novidade!

Empresa Lança Aquecedor a gás GLP – Confira Essa Novidade!

Quando pensamos em comprar um aquecedor a gás GLP muitas dúvidas podem surgir sobre diversos aspectos. Alguns deles são o seu funcionamento, quais as vantagens do produto e também a economia que pode gerar para a casa.

Empresa Lança Aquecedor a gás GLP – Confira Essa Novidade!

Empresa Lança Aquecedor a gás GLP – Confira Essa Novidade, aqui em primeiríssima mão, é um aparelho interessante e trás muitas novidades e facilidades

Afinal, com um aquecedor é possível diminuir o consumo de energia elétrica usada para aquecer chuveiros, torneiras e o ambiente.

O funcionamento do aquecedor a gás GLP de um modo geral é simples de se entender e precisa de um botijão de gás para seu funcionamento.

Sendo que a chama que sai do botijão aquece o mecanismo do aparelho que por sua vez aquece a água que passa por ele. Com isso a água chegará quente em torneiras, chuveiros e demais ambientes que possuam sistema de aquecimento.

Entenda em mais detalhes sobre o aquecedor a gás GLP abaixo.

Instalação do aquecedor a gás GLP

Existem dois tipos de gás usados para a instalação do aquecedor: o primeiro é o GLP (gás de cozinha) e o segundo é o GN (Gás Natural).

 

Entenda as diferenças entre os aquecedores de gás 000
Entenda as diferenças entre os aquecedores de gás 000

 

Entre as duas opções, podemos dizer que o GLP é o mais comum em residências, que tenham espaço externo para instalação do botijão de gás.

Por outro lado, os aquecedores que utilizam como combustível o gás natural (GN), são mais comuns em apartamentos. Isso se deve ao fato destes equipamentos utilizarem o gás encanado e não necessitarem de instalação do botijão de gás.

Mas essa é a única diferença entre os aquecedores a gás GLP e GN, pois na prática ambos funcionam com o mesmo intuito que é levar água aquecida para torneiras e chuveiros.

Modelos de aquecedor a gás

 

Entenda as diferenças entre os aquecedores de gás 002
Entenda as diferenças entre os aquecedores de gás 002

 

Existem dois modelos de aquecedores a gás disponíveis no mercado. Um é o aquecedor a gás por passagem, e o outro é o aquecedor a gás por acumulação. Eles se diferenciam conforme segue:

  • Modelo de aquecedor por passagem

Nesse tipo de modelo não é preciso que um reservatório para acumular água exista, pois o processo de aquecimento da água acontece durante a passagem dela pelas serpentinas do aquecedor.

  • Modelo de aquecedor por acumulação

Embora a água nesse modelo também seja aquecida pela serpentina que está quente devido a chama que sai do botijão, essa água permanece em um reservatório antes de chegar até você.

Aquecedor a gás digital ou mecânico?

Como existem muitos modelos à venda no mercado, você deve saber também que o aquecedor a gás pode ser digital ou mecânico. A principal diferença entre o aquecedor digital e o mecânico é a maneira como a regulagem de temperatura é feita.

 

Entenda as diferenças entre os aquecedores de gás 003
Entenda as diferenças entre os aquecedores de gás 003

 

  • No aquecedor mecânico precisamos regular a temperatura manualmente até chegar na ideal, tendo que regular diversas vezes até acertar.
  • No aquecedor digital essa tarefa é feita por pelo display no próprio aparelho que vai apresentar as opções disponíveis e regular automaticamente conforme a escolha do usuário. 

Além disso, outro item importante para verificar quando escolher o aquecedor a gás GLP é em relação ao tipo de exaustão que ele possui.

Existem dois tipos de exaustão que diferem nos aparelhos, que é a natural e a forçada, sendo que a natural é mais encontrada nos aquecedores mecânicos.

De um modo geral elas funcionam de maneira parecida, mas na exaustão forçada o equipamento conta com uma ventoinha que não deixa o gás se perder nos dutos até chegar à chama.

Já na exaustão natural os gases são levados sozinhos e caso encontrem algum obstáculo como o vento, por exemplo, podem se perder e com isso há um gasto a mais de gás.

Vantagens do aquecimento a gás

Quando pensamos em mudar o tipo de aquecimento de nossos chuveiros e torneiras também pensamos em quais vantagens teremos com isso.

Uma delas é em relação à economia, pois os aquecedores a gás GLP são vencedores nesse quesito, afinal o gás é mais barato em relação a energia elétrica.

Outra vantagem está relacionada ao banho, que é muito melhor com água abundante e mais quente do que os banhos convencionais.

Os aparelhos de aquecedor hoje também são mais modernos e possuem itens que esquentam o chuveiro automaticamente.

Outra vantagem é que você não ficará sem seu banho quente caso a energia acabe. Além disso, os equipamentos são seguros e possuem sensores que cortam a chama quando necessário.

Agora que você já conhece alguns itens importantes sobre o funcionamento do aquecedor a gás GLP, confira a seguir qual escolher de acordo com suas necessidades.

Capacidade do aquecedor de acordo com a quantidade de chuveiros e torneiras

Existem diferentes tipos e modelos de aquecedores como você viu acima, e também existem diferentes capacidades que funcionam de acordo com a quantidade de locais que você deseja instalar água quente.

Com o avanço da tecnologia os aquecedores também estão cada vez mais modernos e seguros, e você pode escolher o aparelho de acordo com suas necessidades.

Mas para isso você deve ter em mente a quantidade de locais onde deseja instalar a água quente e a capacidade de litros que possui o aparelho, veja os exemplos a seguir:

  • Aquecedor a gás de 8L a 12 L: de 1 chuveiro até uma torneira de água quente
  • Aquecedor a gás de 15 L a 20 L: de 1 chuveiro e uma torneira, até dois chuveiros e duas torneiras de água quente.
  • Aquecedor a gás de 26 L a 42 L: de 3 chuveiros a dois chuveiros e 4 torneiras, ou até quatro chuveiros.

O cálculo vai depender da quantidade de chuveiros e torneiras que você pretende ter água com aquecimento a gás GLP, lembrando que o gás é dividido entre os itens.

Conclusão

Quando alguém decide comprar um aquecedor a gás GLP está tomando uma ótima decisão para a família. Isso porque com este tipo de aquecimento é possível tomar banhos ainda mais relaxantes, bem como garantir uma economia na conta de luz no fim do mês.

É claro que é preciso levar em consideração diversos fatores conforme mencionado acima, para então adquirir o melhor aquecedor a gás para a sua realidade e necessidades da família.

Marcelo Wagner

Marcelo Wagner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: